RESTAURAÇÕES

Quando há cáries ou danos aos dentes, as restaurações (obturações) ou coroas, podem ser necessárias para restaurar a função e a estética.

As restaurações dentárias são tratamentos comuns em idosos quando há cáries ou danos nos dentes. As restaurações têm o objetivo de restaurar a função e a estética dos dentes. Existem diferentes tipos de restaurações que podem ser utilizadas, dependendo da extensão da cárie e da localização do dente.

  • Obturações (ou restaurações com resina composta): São utilizadas quando a cárie em algumas faces do dente. O dentista remove a cárie e preenche a cavidade com um material de resina composta que é moldado e polimerizado (endurecido) para se fundir com o dente. Essas obturações podem ser da cor do dente, proporcionando uma aparência mais natural.
  •  Coroas dentárias: São utilizadas quando a cárie é mais extensa em alguns casos. Uma
    coroa é uma espécie de “capa” que envolve o dente, para protegê-lo e restaurar sua forma, função e estética. As coroas podem ser feitas de diversos materiais, como porcelana, metal ou uma combinação dos dois, e são cimentadas sobre o dente preparado pelo dentista.
  • Onlays ou inlays: São restaurações semelhantes às obturações, mas são usadas quando a cavidade é maior e envolve as partes externas do dente. Os inlays são restaurações que se encaixam dentro da cavidade preparada, enquanto os onlays cobrem a área externa do dente. Essas restaurações são feitas em laboratório e, posteriormente, cimentadas no dente pelo dentista.
  • Próteses parciais removíveis: Em casos de perda de um ou mais dentes, as próteses parciais removíveis podem ser uma opção. Essas próteses são compostas por dentes artificiais e uma estrutura de suporte que se encaixa nos dentes adjacentes. Elas ajudam a restaurar a função de mastigação e a aparência estética dos dentes ausentes.

É importante que se avalie cada caso individualmente para determinar o tipo de restauração mais adequada para cada idoso, levando em consideração a saúde bucal, a condição dos dentes, higiene do paciente, problemas de motricidade e a preferência do paciente. O objetivo desses tratamentos é restaurar a função dos dentes que foram acometidos pela doença cárie, melhorar a mastigação e a estética, além de prevenir a progressão da doença.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *